quarta-feira, 5 de agosto de 2009

COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO, OS FOFOS ENCENAM (SP) E GRUPOS FRANCESES PARTICIPAM DO FÓRUM TEATRAL FRANÇA BRASIL

Inspirada pela extensa programação cultural do Ano da França no Brasil, a Companhia Brasileira de Teatro vai realizar, de 16 a 23 de agosto, o Fórum Teatral França Brasil. As atividades, com a participação de uma segunda companhia brasileira e duas francesas, incluem oficinas, debates e apresentações abertas ao público em dois espaços: a Casa Hoffman e a sede da companhia brasileira.

Do fórum vão participar, além da anfitriã, a Cia. Os Fofos Encenam, de São Paulo, e dois grupos teatrais jovens e emergentes da cena francesa, o Théâtre de La Tentative e a Compagnie Jakart/ Mugiscué. A reunião destes grupos, explica Marcio Abreu, diretor da Companhia Brasileira de Teatro, se dá por “afinidades na maneira de pensar o teatro produzido hoje, no Brasil e na França, mesmo explorando caminhos estéticos distintos”.

E foi justamente da aproximação do grupo curitibano com os artistas franceses ao longo dos últimos anos que surgiu a idéia da realização do evento. Uma relação que teve início no começo da década a partir de encontros em São Paulo e Paris e que, de lá para cá, frutificou em algumas parcerias individuais de projetos distintos, estreitando as ligações e levando à descoberta de uma forte identificação entre os grupos.

Com o fórum, a proposta é criar um espaço ainda maior para o intercâmbio e aprofundar a discussão e a reflexão sobre as razões artísticas e os caminhos criativos que norteiam a linha de trabalho de cada um. Os organizadores acreditam que é uma forma de dialogar coletivamente e entender como um espetáculo “acontece” a partir dos anos de acúmulo de conhecimentos, escolhas, sensações e intuições de todos os artistas envolvidos, inseridos em culturas muito diferentes.

“Temos vontade de realizar um momento de reflexão, de troca efetiva com estes artistas que convidamos. Será um período de contato direto com o pensamento deles, com diferentes técnicas e abordagens. Trata-se de um grande caldeirão de provocações e novas experiências e uma boa oportunidade para o público se aproximar do teatro por dentro, ver sua problemática e seu processo criativo”, resume Abreu.

Essa oportunidade será dada agora em uma semana de programação, com 3 oficinas abertas (duas com os franceses e uma com a Cia. Os Fofos Encenam), tardes de trabalhos criativos entre os grupos e demonstrações do trabalho do Théâtre de La Tentative e da Compagnie Jakart/ Mugiscué. Também haverá uma mesa-redonda para discutir o tema da releitura dos clássicos, com mediação do pesquisador e professor da UFPR, Walter Lima Torres.

Como a questão da releitura dos clássicos é comum as 4 companhias, uma apresentação coletiva, baseada no trabalho desenvolvido durante a semana, foi programada para encerrar o evento. Será um happening com um tema muito caro aos participantes e ao público interessado em teatro: a obra de Moliére, o dramaturgo, ator e encenador francês considerado um dos mestres da comédia satírica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário